sexta-feira, 30 de novembro de 2012

conversas

foto divulgação Marcelo Andrighetti


O Jogo de Cena para mim é o ápice da carreira do Coutinho. Não só pelo que ele mostra, mas principalmente pelo que ele quer dizer. E saber o que dizer não é uma tarefa simples. Até porque precisamos mostrar sem explicar. Precisamos fazer com que o espectador sinta, mas não necessariamente entenda.

Para isso, gosto da expressão utilizada pelo norte-americano Robert McKee: Ideia Controle. Esse termo guia o processo criativo e indica o que as pessoas vão sentir após assistir ao filme. Além disso, a Ideia Controle delimita o trabalho fazendo com que nenhuma brecha fique sem respostas ao longo da narrativa. E essa construção vem antes mesmo da filmagem - e para mim, antes do roteiro.

É nessa fase que estamos com o filme do Boca de Rua.

Depois de participarmos das reuniões de pauta só como meros observadores, agora, estamos procurando nossa Ideia Controle com a câmera ligada. Se isso vai entrar na montagem eu não sei, mas tem servido primeiramente como estudo, como experiência pessoal e como construção de uma linguagem. Isso também tem mostrado que conversar sobre o projeto, mesmo que aleatoriamente, influencia muitíssimo no resultado final.

Não apenas conversar sobre os processos de produção, como temos feito via Skype numa ponte Rio-Porto Alegre, mas também sobre os processos estéticos. É isso mesmo: ficar jogando ideias na mesa e debatendo elas. E assim, aos poucos - conversando - a linha narrativa vai nascendo e a pergunta "o que queremos dizer com esse filme?" vai criando respostas por conta própria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário